Páginas

segunda-feira, 15 de março de 2010

NORMALIZAÇÃO E AS NORMAS TÉCNICAS

NORMALIZAÇÃO E AS NORMAS TÉCNICAS
A normalização estabelece regras a fim de abordar coordenadamente, problemas existentes ou potenciais. Suas regras trazem benefícios relativos à economia, saúde, segurança e a preservação do meio ambiente, ela esta presente desde a fabricação até a distribuição da tecnologia ao consumidor final.
A competição internacional esta cada vez mais voraz, a capacidade que uma empresa possui de adaptar-se e ou absorver novas tecnologias de produtos e serviços é um fator de extrema importância, neste campo de visão a normalização torna-se uma ferramenta indispensável, para se alcançar a redução do custo de produção e do produto final, mantendo ou melhorando a qualidade.
A partir do processo de normalização são obtidos documentos, que são as normas técnicas.
Num campo de vista macro-visual as normas técnicas simplificam as atividades em uma sociedade, permitindo uma intercambiabilidade, tornam possíveis que produtos feitos por empresas ou países diferentes funcionem em conjunto sem algum tipo de problema. Como exemplo podemos citar o protocolo internacional TCP IP e a Cerâmica para revestimento de pisos, que são determinados por normas técnicas internacionais.
As normas são criadas a partir de uma necessidade que a sociedade manifesta, um texto-base é redigido  para discussão.De posse do texto o Comitê, cria uma comissão de estudos composta por voluntários  de diversos segmentos da sociedade( produtores, consumidores, e neutros ( órgãos de defesa do consumidor, governo, institutos de pesquisa, universidades, etc.)). A comissão por consenso, elabora um projeto de norma, que é submetido a votação nacional, onde qualquer brasileiro pode manifestar seu voto, desde que argumentando tecnicamente.As sugestões recebidas após a votação, são analisadas pela comissão de estudos, sendo aprovada a Norma é enviada para o INMETRO, para ser registrada e impressa.
Sintetizando:
Novas técnologias surgem todos os dias, que consistem em novos produtos e processos, que são desempenhados nas indústrias a pouco tempo. Por estarem a pouco tempo no mercado esses produtos não possuem normas técnicas,porque elas são criadas, a partir de uma opinião formada da sociedade ou mesmo após alguns anos.A inexistencia de uma norma não pode impedir a utilização de uma tecnologia, isso inviabilizaria a o desenvolvimento indústrial.
Mas no entanto o risco de falha na utilização de  uma nova técnologia é maior doque em uma técnologia tradicional.
Para reduzir este risco, as novas técnologias são criadas e analisadas, conforme a teoria do desempenho, que tem a mesma base teórica do conceito de qualidade ISO 9000, que é: Qualquer produto ou serviço deve atender as necessidades dos usuários.
Alem das normas, existe outro elemento que serve para elevar o nível de qualidade dos produtos e serviços que é a certificação.
Quando uma empresa demonstra que seus produtos e serviços atendem a Normas aplicáveis, sejam nacionais, estrangeiras ou internacionais, o órgão responsável emite a Marca de Certificação de Conformidade a empresa. 
A Certificação traz uma série de benefícios, entre eles:
·         Consumidores – identificação de produtos que atendem as Normas especificas;
·         Fornecedores – Aumenta a competitividade perante o mercado, pois demonstra qualidade dos produtos e serviços;
·         Governo – Simplifica a compra de produtos, porque facilita o controle de produtos e serviços;
Certificações existentes:
Certificação de Sistemas de Garantia de Qualidade ABNT (R) – Atesta a conformidade do Sistema de Garantia de Qualidade de uma empresa, em relação de umas das Normas da série NBR ISSO 9000.
Marca de qualidade ABNT (Q) – Os produtos são aprovados após avaliação do Sistema de Controle de Qualidade da empresa e ensaios de conformidade do produto, sendo que quando aprovado é identificado com a impressão da Marca de Conformidade no produto. Certifica a aptidão e a qualidade do produto ao uso de acordo com as normas brasileiras.
Certificado de Conformidade ABNT (C) – São emitidos quando a empresa necessita para demonstrar que seus produtos atendem as Normas Técnicas tem finalidades  especificas,como exportação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário